sábado, 4 de setembro de 2010

Esfera Gigante permite visualizações em 3D


Pesquisadores agora podem contemplar em detalhes o intangível. A Allosphere, um globo de três andares de altura, possibilita visualizações interativas em 3D de dados. Localizada no California NanoSystems Institute da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, a estrutura permite aos cientistas mergulhar no objeto de estudo de maneiras nunca antes imaginadas. Dentro da esfera, eles podem por as mãos em átomos criando a estrutura de novos materiais ou entrar em um cérebro e ouvir sua atividade.



Para a completa imersão dos expectadores, a AlloSphere projeta a visualização de dados no interior de dois hemisférios de cinco metros de raio. Quando vista através de óculos 3D, a projeção parece suspensa no ar. O número de caixas de som está sendo aumentado de 16 para 128, tornando possível criar sons que parecem emanar de qualquer ponto no interior da esfera.


Vestindo luvas equipadas com LEDs infravermelhos que são captados por 14 câmeras, o usuário manipular as imagens usando apenas os movimentos das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário